quarta-feira, 11 de julho de 2012

ATIVIDADE 3.2 – Projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo


TEMA: Horta 
NÍVEL E MODALIDADE DE ENSINO: 6° ao 9° ano
DISCIPLINA: Ciências, Geografia, História, Matemática e Português
DADOS DA AULA
TÍTULO: Horta na Escola

O que o aluno poderá aprender com esta aula:

  • Oportunizar aprendizagem sobre a prática de hortas;
  • Desenvolver hábitos alimentares com alto valor nutritivo;
  • Promover a melhoria da qualidade de vida dos alunos por meio de uma alimentação saudável;
  • Desenvolver a exercício da responsabilidade e do trabalho;
  • Cuidado com o meio ambiente;
  • Importância da higiene dos alimentos.

Duração das atividades:

  • 6 horas aulas inicialmente, mas depois será necessário um tempo permanente de cuidado com a horta.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:

·        Domínio da leitura e da escrita;
·        Distinguir uma boa alimentação e de uma má alimentação;
·        Composição dos alimentos/nutrientes;
·        Conhecimento sobre higiene dos alimentos;
·        Importância de uma dieta alimentar saudável;
·        Qualidade de vida (necessidades da água, ar e terra "natureza" e cuidados com os mesmo para se manter uma vida saudável).
Estratégias e recursos da aula:

Atividade 1: aproximadamente 50 minutos.


Professor, inicie esse momento organizando a turma em uma roda de conversa. Perguntando aos alunos se comeram alguma coisa antes de chegarem a escola, e, em caso afirmativo, pergunte o que comeram. Dê oportunidade para todos falarem.
Sempre estimulando o diálogo abordando o assunto alimentação.
Faça uma lista de que gostam e não gostam de comer.
Atividade 2: Aula de 50 minutos
No segundo momento sugiro que passe alguns vídeos relacionado a importância de uma boa alimentação, como sugestão, passar esses vídeos:
Atividade 3: Aula de 50 minutos

Convide os alunos para juntos formarem uma horta na escola. Instigue a curiosidade de todos por meio de diferentes recursos. Uma sugestão é o vídeo “Educação Ambiental: horta de saberes e sabores”.
Esse vídeo pode ser encontrado no endereço:    http://www.youtube.com/watch?v=N9fGoJ4D5mQ.  Depois do vídeo proponha um diálogo entre o grupo. Sugestões para o debate:
·         O que as crianças do vídeo estavam fazendo?
·         Vocês já plantaram uma horta?
·         Gostam dessa idéia?
·         Que tal se plantarmos uma em nossa escola?
·         Todos topam?   
Vá organizando as falas e construindo uma idéia coletiva de resposta às questões conduzindo o grupo para a escolha. Com certeza todos irão aceitar a proposta uma vez que as crianças gostam muito desse movimento com a natureza.
Atividade  4: uma aula de 50 minutos

Depois da decisão em se plantar uma horta, leve as crianças para um passeio pelo pátio da escola a fim de identificar qual o local mais adequado para o plantio da horta. Promova então a escolha e o reconhecimento do espaço em que será feito o plantio. Nesta etapa, você professor/a deve aproveitar para conversar com os alunos, abordando questões como:     
·        O que é uma horta?
·        Para que serve e o que podemos plantar nela?
Construa um registro individual contendo as hipóteses do grupo sobre essas questões. Esse registro pode ser em forma de desenho ou outro recurso de sua escolha.
Envie uma atividade de casa para que as crianças possam socializar com a família o processo que estão vivendo na escola. Nessa atividade explique de forma resumida o objetivo da proposta e peça que os adultos ajudem as crianças a descobrirem os passos para se plantar uma horta. É fundamental envolver as famílias no trabalho com as crianças, pois assim os conhecimentos adquiridos na escola vão sendo reforçados pela família.
Atividade 5: Uma aula de 50 minutos

  • Agora chegou a hora de decidir o quer plantar e descobrir como plantar. Leve algumas sugestões tais como alface, tomate, cenoura, rabanete, mas também ouça as sugestões que as crianças trazem, pois todas têm muito a contribuir. Para essa decisão você professor/a deve prestar atenção na escolha da maioria.  Decidido o que plantar, chegou à hora de preparar a terra. É preciso fazer uma nova pesquisa sobre o plantio. Passe o vídeo Como fazer uma horta em 5 passos, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=dCAn9obquEA. Depois leve as crianças à biblioteca para se fazer uma pesquisa sobre horta escolar. É claro que você deve fazer a seleção prévia do material para que, ao chegar lá este já esteja disponível para todos os alunos. Revistas, livros, que contemplem a temática onde poderá ajudar na pesquisa. Ao final da exploração do material construa um texto coletivo com as descobertas feitas pela turma.

Atividade 6: Uma aula de 50 minutos

Mãos a obra: Tire foto de todo o momento para criar vídeo;
1.Escolha do local da horta;;
      2.Construção dos canteiros;
      3.Plantio das sementes;
      4.Cuidados como limpeza e rega da horta;
      5. E a colheita;
*     6.Alunos na hora do lanche, se alimentando do que colheram.
     7.Montagem de vídeo de todo o processo de projeto.

No decorrer do projeto podem ser criadas atividades relacionadas à horta, como: visita ao húmus de minhocas e locais com adubo orgânico.
Observação da germinação da semente construindo a linha do tempo, limpeza e rega dos canteiros.
Podem ser desenvolvidos trabalhos ligados ao tema "sustentabilidade". A vivência deste projeto é uma experiência muito rica para os alunos, instiga a curiosidade e introduz noções de Ciências Naturais.
Recursos Complementares
Professor/a faça uma pesquisa sobre como se trabalhar esse tema com seus alunos. Há muitos trabalhos desenvolvidos com esse tema, pois o mesmo é rico em possibilidades para o desenvolvimento das crianças. No sítiohttp://www.projetospedagogicosdinamicos.com/PROJETO%20HORTA_PPD.pdfvocê encontra algumas idéias interessantes que podem ser desenvolvidas.
Outra matéria interessante está no site http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/0-a-3-anos/plantando-saber-467331.shtml. Essa reportagem nos estimula ainda mais nesse processo.

Avaliação

Professor/a a avaliação deve contemplar a observação periódica do interesse das crianças, o envolvimento nas atividades propostas e a participação trazendo novidades sobre o plantio da horta. Retome seus objetivos iniciais com o trabalho e observe se as crianças compreenderam: o processo de plantio e crescimento das plantas, o processo necessário para que o plantio seja feito corretamente, diferenciação entre o plantio com sementes e com mudas. Todas essas questões devem aparecer nos diversos registros que você vai propor seja com fotos, com atividades de escrita ou desenho, com produções de textos coletivos etc.




Nenhum comentário:

Postar um comentário